
NOSSOS
PALESTRANTES

Palestras Confirmadas
Marco Aurélio Bilibio
Ecopsicólogo e Ecopsicoterapeuta. Pioneiro na introdução da Ecopsicologia no Brasil. Ex-presidente da International Ecopsychology Society (IES). Diretor do Instituto Brasileito de Ecopsicologia (IBE). Mestre em Psicologia Clínica e Cultura pela Universidade de Brasília (UnB) e doutor em Desenvolvimento Sustentável pela mesma instituição. Membro do corpo docente de diversos centros de formação de psicoterapeutas. Membro da Associação Brasileira de Gestal-terapia e Abordagem Gestaltica (ABG), Membro Analista da Associação Junguiana do Brasil ((AJB) e da International Association of Analitical Psychology (IAAP).
DIA 01 - PALESTRA DE ABERTURA:
Ecopsicologia e Crise Climática: Restaurando as Relações
com o Planteta
Claudio Antonio Pereira
Doutor em Comunicação, Mudança Social e Desenvolvimento pela Universidade Complutense de Madrid. Espanha. Mestre em Antropologia e Desenvolvimento. Universidade do Chile e Psicólogo pela Universidade de Valparaíso. Psicoterapeuta e Professor de Dança Primal certificado pela Escola de Psicologia Transpessoal Integral. Ecopsicólogo, Coach e Facilitador de Processos de Transformação a partir de uma abordagem Regenerativa. Especializado em Psicologia Transpessoal Integral e Psicodrama para facilitação de grupos. Apresenta Linhas de Pesquisa nas áreas de Ecopsicologia, Culturas Regenerativas e Psicologia Social. Cofundador do Koru Transformación Instituto de Ecopsicología Chile Colômbia e coordenador no Chile do Ecotuning Training. Representante no Chile da Sociedade Internacional de Ecopsicologia.

Palestras Confirmadas
DIA 02 - TEMA:
ECOPSICOLOGIA E DECOLONIALISMO
PALESTRA: Epistemologias do sul e Ecopsicologia: Caminhos para a Regeneração Comunitária.
.jpg)
Palestras Confirmadas
DIA 02 - TEMA:
Crise Climática e Saúde dos Ecossistemas
Tema Geral: SAÚDE PESSOAL E SAÚDE PLANETÁRIA
Rita Mesquita
Secretária Nacional de Biodiversidade, Florestas e Direitos Animais do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima. Mestra em Biologia (Ecologia) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia e doutora em Ecologia de Ecossistemas pelo Institute of Ecology - University of Georgia. É pesquisadora do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia . Há 30 anos tem dedicado sua vida a conservação e proteção do meio ambiente, seja com regeneração florestal e agroflorestas, conservação de biodiversidade e gestão ambiental. Quando secretária adjunta de gestão ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Estado do Amazonas coordenou trabalhos de criação e implementação de unidades de conservação, o zoneamento econômico ecológico, e a formulação de legislação sobre gestão ambiental. Por muitos anos foi a coordenadora do Jardim Botânico de Manaus e Diretora Técnica do Museu da Amazônia. Implementou o Programa de Mestrado Profissional em Gestão de Áreas Protegidas da Amazônia - MPGAP e foi coordenadora de Extensão do INPA , se dedicando à divulgação cientifica, extensão rural e popularização da ciência.
Awaju Poty
Filho de pai guarani e mãe italiana, ele é um xamã guarani, multi-instrumentista, compositor e
maestro. Ele é conhecido por sua liderança espiritual e cultural dentro do povo guarani.
Os Guaranis são um povo indígena da América do Sul, com vasta distribuição geográfica que abrange partes do Brasil, Paraguai, Argentina e Bolívia. São conhecidos por sua rica cultura, língua e modo de vida tradicional, que se manifesta em diferentes grupos, com variações em suas práticas culturais e tecnologias.

Palestras Confirmadas
DIA 02 - TEMA:
ECOPSICOLOGIA E DECOLONIALISMO
Palestra 2:
Outras Formas de Habitar o Planeta
DIA 03 - TEMA:
ECOPSICOLOGIA, RACISMO AMBIENTAL E JUSTIÇA CLIMÁTICA
Mesa Redonda:
Ancestralidade, e Nova Cosmovisão para um Ética Ecocêntrica

Palestras Confirmadas
DIA 03 - TEMA:
CRISE CLÍMÁTICA E
SOFRIMENTO PSÍQUICO
Palestra 2: "A desconexão com a vida na consulta psicoterapêutica. Sua relação com a crise climática”
Palestrantes: Ximena Piastri, Ana Luiza Diaz, Teresita Dominguez
Ximena Piastri
Formada em Psicologia pela Universidade Católica do Uruguai em 2002. Formada em Gestalt desde 2001, exerce sua prossão como psicóloga e psicoterapeuta Gestálca há mais de 20 anos, facilitando e acompanhando processos individuais, grupais, de casais e familias. Formada em Arteterapia, Psicoterapia de Casal, Florais de Bach, na visão sistêmica transgeracional, através de Constelações Familiares e, mais recentemente, como Ecotuner. Tem realizado encontros e workshops em modalidades variadas (educacional, desenvolvimento pessoal, constelações) em diversas instuições e grupos de desenvolvimento pessoal, como grupos terapêucos e círculos de mulheres. Formada nos Programas SAT I, II, III, IV e V (Escolas Claudio Naranjo na Argenna, Brasil, Uruguai e Califórnia). Em 2009 conheceu pessoalmente Claudio Naranjo e a experiência de desenvolvimento pessoal através do Eneagrama, do trabalho corporal, do olhar da Gestalt e da meditação no âmbito do Programa SAT, o que nos anos seguintes inuenciou sua vida pessoal e prossional, razão pela qual connua a ser uma parte importante tanto do seu processo pessoal como da sua visão de trabalho. Atualmente é colaboradora ava deste programa no Uruguai, fazendo parte dos grupos de Introdução à Psicologia dos Eneapos e colaboradora da equipe de terapeutas SAT 2 no país. Como pesquisadora, ela encontra na Ecopsicologia uma oportunidade de integração das múlplas perspecvas que fazem parte de sua jornada. Apresenta interesse em gerar espaços de desenvolvimento pessoal para a exploração conjunta do vínculo ínmo que temos com a natureza e, portanto, novas formas de cuidado para todas as suas expressões. Atualmente é a representante IES no Uruguai e responsável pela connuidade da Escola de Ecopsicologia fundada pela Ps. Teresita Domínguez em 2006.
Kleio Apostolaki
Kleio nasceu e cresceu em Atenas. Estudou Psicologia com ênfase em Psicologia Clínica na Universidade de Kent, Reino Unido e connuou os estudos de pós-graduação - Mestrado em Saúde Mental na Universidade de Londres (King's College), onde seguiu pela Psicoterapia Dinâmica e Psicoterapia Cognivo-Comportamental. Na Grécia connuou a especialização em STAPP (Psicoterapia Breve Provocadora de Ansiedade) durante 2 anos. Ao mesmo tempo, recebeu treinamento em diagnósco e tratamento da dislexia, ferramentas psicométricas e parcipou de seminários sobre saúde mental de crianças, adolescentes e suas famílias. Parcipou como palestrante em diversas conferências nacionais e internacionais. Kleio escreve argos em revistas e jornais e parcipa de programas televisovos como especialista convidada. A sua relação especial com a natureza, em 2006, direcionou-a para a Ecopsicologia, quando se tornou membro da Sociedade Europeia de Ecopsicologia. Em 2009 recebeu o Diploma de Desenvolvimento Prossional em Ecopsicologia pela Universidade de Strathclyde, em Glasgow. Mais tarde, tornou-se terapeuta com golnhos no Alpha Therapy Instute, na Áustria. Hoje é ocialmente reconhecida como representante da Sociedade Europeia de Ecopsicologia (EES) na Grécia por estabelecer a “Sociedade Helênica de Ecopsicologia” e promover a Ecopsicologia na Grécia como pracante e formadora.

Palestras Confirmadas
DIA 03 - TEMA:
CRISE CLÍMÁTICA E
SOFRIMENTO PSÍQUICO
Palestra 1: “Clima e psicologia humana em crise. A contribuição da Ecopsicologia para o Equilíbrio Global”

Palestras Confirmadas
DIA 03 - TEMA:
ECOPSICOLOGIA, RACISMO AMBIENTAL E JUSTIÇA CLIMÁTICA
Naiara Tukano
É uma mulher indígena brasileira, pertencente ao povo Yepã Masã (Tukano), da região do Alto Rio Negro, no Amazonas. Ela é advogada, ativista, curadora e comunicadora, além de mãe.
Naiara trabalha em projetos que buscam fortalecer a cultura e a espiritualidade dos povos nativos, além de promover a autonomia e o empoderamento indígena. O povo Tukano é um grupo indígena da região noroeste amazônica, com presença no Brasil e na Colômbia, principalmente na área do rio Uaupés e seus afluentes. Eles são conhecidos por falarem línguas da família Tukano Oriental e por formarem um sistema
social interligado por trocas culturais, rituais e casamentos.
Mesa Redonda
Da Justiça social à reconexão com a espiritualidade
DIA 04 - TEMA:
ANIMISMO, ENCANTIVISMO
E AÇÕES REGENERATIVAS
Palestra 1:
"Navegando na Cosmovisão Amazônica do povo Yepá Mahsã (Tukano) e de seu calendário agrícola e das constelações"
Marcella Danon
Psicóloga italiana, conselheira supervisora ​​e jornalista. Promove a Ecopsicologia na Itália desde 1996. Estudou diretamente com Roberto Assagioli e atua na formação para crescimento pessoal no âmbito profissional e empresarial. Concluiu a sua formação com seminários e reciclagem profissional na Califórnia, Holanda e Espanha, com algumas das figuras mais importantes da área: Fritjof Capra, Joanna Macy, Molly Young Brown e Anna Halprin. Leciona Ecopsicologia na Universidade de Valle D'Aosta (Univda), juntamente com os ecologistas Giuseppe Barbiero e Stefania Pinna. Fundou em 2004 e dirige em Osnago (Lc), “Ecopsiché”, a Escola Italiana de Ecopsicologia, que combina consciência pessoal e ética ambiental. A Escola oferece cursos de formação e atualização para profissionais do mundo da psicologia e da educação, formação de liderança de grupos e crescimento pessoal “na natureza, com a natureza, para a natureza”. Ela é cofundadora da Sociedade Internacional de Ecopsicologia (IES), membro do Círculo de Anciãos e foi presidente de 2009 a 2012.

Palestras Confirmadas
DIA 04 -TEMA:
ANIMISMO, ENCANTIVISMO
E AÇÕES REGENERATIVAS
PALESTRA 1: O poder da liderança eco-ética na mudança transformacional em relação à mudança climática e à crise social e ecológica.
Palestrantes: Marcela Dannon
e Ann Sterckx

Palestras Confirmadas
DIA 04 -TEMA:
ANIMISMO, ENCANTIVISMO
E AÇÕES REGENERATIVAS
Ann Sterckx
Em profunda conexão com a natureza, a vivo e experiencio profundamente com todos os meus sentidos. Na minha vida pessoal e profissional você me conhecerá como Dra. em Ciências Médicas e da Saúde, ecopsicóloga e ativista de estilo de vida. Minha missão e paixão consistem em ajudar profissionais a se reconectarem com sua natureza interna e externa, para um melhor cuidado consigo, com o outro, com a sociedade e com a Terra. Meu trabalho está focado em convidar profissionais da saúde, educação e outros setores a incluirem a relação humano-natureza em seu trabalho e orientação. Fico muito entusiasmadas por fazer parte desta rede internacional, aprender com os outros e, principalmente, por apoiarmos aos outros no trabalho que estamos realizando.
PALESTRA 1: O poder da liderança eco-ética na mudança transformacional em relação à mudança climática e à crise social e ecológica.
Palestrantes: Ann Sterckx
e Marcela Dannon
Marian Rios
Representante IES na Colômbia. Presidente IES Global no período de 2023-2025. Ecopsicóloga, Psicóloga, Mestre em Antropologia Social, Psicoterapeuta Transpessoal Integral e Professora de Dança Primal pela Escola de Psicologia Transpessoal Integral da Argenna - EPTI. Coach e facilitadora abrangente, sistêmica e relacional. Co-criadora do Modelo Koru de design e facilitação de experiências de transformação a parr de paradigmas regeneravos e ecossistêmicos. Coordenadora e Cocriadora do Diploma Internacional em Facilitação de Ecossistemas (DIFE), cercado em conjunto com ERES (Escolas de Regeneração Ecossocial). Coordenadora, professora e mentora do Treinamento Ecotuning - Cercação em Ecopsicologia Aplicada da Koru Transformación Chile e Colômbia. Co-criadora do Ecodance, dançando nosso ser natureza.

Palestras Confirmadas
DIA 04 -TEMA:
ANIMISMO, ENCANTIVISMO
E AÇÕES REGENERATIVAS
MESA REDONDA: ECOFEMINISMOS E RELAÇÃO COM A TERRA
ORADORA 1: Ecofominismo: Seu papel nos processos rumo à ecoresiliência

Palestras Confirmadas
DIA 04 -TEMA:
ANIMISMO, ENCANTIVISMO
E AÇÕES REGENERATIVAS
MESA REDONDA: ECOFEMINISMOS E RELAÇÃO COM A TERRA
​
ORADORA 2: Dor, Morte e Regeneração - uma perspectiva Ecopsicoterapêutica sobre o sofrimento relacionado à sobrevivência feminina e à perda do homem ancestral ibérico.
Claudia Rodrigues
Clinica psicológica em prática pública e privada desde 2005 (20 anos); OPP (Ordem dos Psicólogos Portugueses) Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde e Psicoterapia; Psicoterapeuta Existencial; Psicoterapeuta Orientada para o Focusing; Formadora Certificada pelo IEFP (Instituto Português de Emprego e Formação Profissional); Mestre em Relação de Ajuda Fenomenológico-Existencial; Ecopsicoterapeuta/Ecopsicóloga pioneira em Portugal onde é representante do IES (Charter) desde 2003. Fundadora do projeto Alma Gaia (Ecopsicologia e Psicoterapia com a Natureza/Biovilla Serra da Arrábida), e Diretora do Instituto Português de Ecopsicologia Alma Gaia (Instituto Português de Ecopsicologia).
Nascida em 1980/ 45 anos; Mãe; Plantadora de árvores e sonhos; Protetora da Terra e dos direitos da Vida multidiversa; Poetisa livre; Criadora de soluções ecopsicoterapêuticas; e Cuidadora de transformações pessoais e comunitárias para um mundo em eco-regeneração.
Lucimara Paté
É uma mulher indígena do povo Laklãnõ/Xokleng, bacharel em Direito e cofundadora da
Articulação Nacional das Mulheres Indígenas Guerreiras da Ancestralidade (Anmiga).
Ela é uma liderança na luta pelos direitos dos povos indígenas, especialmente das mulheres
indígenas, e tem atuado em espaços de poder e decisão para fortalecer essa luta.
.Lucimara também tem sido uma voz ativa na luta contra a violência e a discriminação enfrentadas
pelas mulheres indígenas.
É uma das organizadoras da Marcha das Mulheres Indígenas, que acontece em Brasília, e tem se
dedicado a dar visibilidade às questões que afetam os povos indígenas, buscando fortalecer suas lutas e garantir seus direitos.
O povo Laklãnõ/Xokleng é um grupo indígena do sul do Brasil, também conhecido como
Xokleng, que se autodenomina Laklãnõ, que significa "gente do sol" ou "gente ligeira". Eles habitam a região do Vale do Itajaí em Santa Catarina e são sobreviventes de um processo de
colonização que quase dizimou seu povo.

Palestras Confirmadas
DIA 04 - TEMA:
ANIMISMO, ENCANTIVISMO
E AÇÕES REGENERATIVAS
PALESTRA 2:
Guerreiras Ancestrais: as Muitas Vozes das Mulheres Indígenas